O equipamento do Governo da Bahia abriga o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT
“O compromisso de Jean com os direitos humanos e, sobretudo, com as políticas de proteção das pessoas LGBTQIAPN+ é inspiração para todos nós, o que traz muito sentido a sua vinda aqui, ao Casarão da Diversidade”, disse Felipe Freitas, secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), ao receber o jornalista, ativista social e ex-deputado federal (PT), Jean Wyllys. Em visita guiada ao equipamento do Governo do Estado, nesta quinta feria (20), Jean conheceu a estrutura do espaço que abriga o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD – LGBT-BA), situado no Pelourinho.
Além do CPDD, o Casarão abriga a Coordenação de Políticas LGBT e o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), instâncias vinculadas à SJDH. A unidade da SJDH abriga, também, o projeto PrEPara Salvador, que atua na pesquisa e prevenção do HIV/Aids para o público jovem, sob responsabilidade do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e a Instituição Beneficente Conceição Macêdo (IBCM) – que gerencia o espaço.
“Como secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado estou especialmente feliz em acolher Jean, neste retorno a sua terra, e por poder dizer que o Governo da Bahia se preocupa com ele e com a vida de todos os defensores e defensoras de direitos humanos, comunicadores, ambientalistas e demais pessoas e grupos ameaçados por qualquer forma de violência ou discriminação. Jean é um grande intelectual público e seu compromisso com os direitos humanos e, sobretudo, com as políticas de proteção das pessoas LGBTQIAPN+ é inspiração para todos nós. Que bom recebê-lo aqui e poder conversar sobre o trabalho de referência realizado pela equipe multidisciplinar do CPDD”, endossou Felipe Freitas.
O trabalho de referência desenvolvido pelo Centro, em especial do projeto PrEPara Salvador, foi apresentado ao ativista também pelo coordenador do CPDD, Renildo Barbosa, pela coordenadora de Políticas LGBT da SJDH, Tiffany Conceição, e o presidente do IBMC, Padre Alfredo. O PrEPara atua com a Profilaxia Pré-Exposição, uma das opções mais avançadas no campo da prevenção. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. O projeto conta com profissionais que acompanham e avaliam o impacto do uso da PrEP em jovens e adolescentes de 15 a 19 anos, que estão entre os segmentos da população mais vulneráveis ao HIV.
Impressionado com o trabalho desenvolvido pelo projeto, Jean disse que a estratégia é fundamental para construir políticas públicas eficazes em favor da comunidade LGBTQIAPN+.”Incrível o trabalho realizado pela Ufba e CPDD com o PrEPara Salvador. No Brasil, esta é a única experiência que conheço, não me recordo de outras parecidas”, disse.
Natural de Alagoinhas, Jean é jornalista baiano formado pela Faculdade de Comunicação da Bahia – Facom. Sua visita à Bahia marca seu retorno ao Brasil, sendo seu primeiro estado visitado após período no exterior. “Estou feliz demais em retornar à minha terra, especialmente vindo aqui neste Casarão, que tem tanto significado, tanta importância e trata de uma pauta muito para nós: a saúde e a inclusão das pessoas LGBTIAPN+”, declarou Jean.
A coordenadora do PrEPara Salvador, Priscilla Caires, a reitora da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Adriana Marmori, e a vice-reitora, Deise Lagos, também acompanharam a visita guiada.
Fotos: Juliane Oliveira/ Ascom-SDJH