O primeiro encontro do evento, que acontece ao longo da semana, ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), 2 de Julho, na manhã desta quarta-feira (14).
Compartilhar experiências e promover diálogo são os objetivos da II edição do Encontro Nacional de Corregedores-Gerais, que acontece no Centro de Operações e Inteligência (COI), 2 de Julho, na manhã desta quarta-feira (14). O encontro, cujo tema é “Modelos de Gestão de Corregedorias Baseados no Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2023”, reúne representantes das forças de segurança de 20 estados, além do Distrito Federal.
Pela manhã, os convidados contaram com as palestras dos corregedores-gerais da União, Gilberto Waller Júnior, da Polícia Federal, Marcello Diniz Cordeiro, e o promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia, João Paulo Schoucair. Assuntos como combate à corrupção e ao crime organizado, mandatos para os corregedores, além de ações de valorização e salvaguarda para corregedores da segurança pública e defesa social foram discutidos pelos palestrantes.
Para o corregedor-geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia, Nelson Álvares Gaspar Pires Neto, essa edição marca os 20 anos da Coger.
“É um presente para a sociedade reunir cerca de 60 corregedores das polícias Militar, Técnica e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Trânsito do Brasil, das SSPs e de Defesa Social, em um ano especial para a corregedoria”, disse o delegado federal.
O corregedor-geral da união, Gilberto Waller, ressalta a importância do diálogo entre pessoas responsáveis pelo órgão que resguardam a hierarquia e a disciplina. ” A troca de informações e a união de várias corregedorias é fundamental para que a gente busque soluções, bons modelos de trabalhos para que sejam copiados, além de conhecer diferentes culturas e estruturas para melhorar o trabalho correcional”, ressaltou.
Além de representantes do Bahia, estão presentes outras estados da federação como Amapá, Alagoas, Acre, Rondônia, Amazonas, Espírito Santos, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Minas Gerais , Pará, Paraíba , Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul , Roraima , Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.
Também estiveram presentes o corregedor da Polícia Civil, delegado José Fernando Oliveira dos Santos, da Polícia Militar, o coronel Paulo Luiz Santos Cunha, do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Júlio Nascimento Silva, e do Departamento de Polícia Técnica, Maurício Mendes.