O Caps Gregório de Matos contou com investimento de R$ 2,8 milhões entre obras físicas, equipamentos e manutenção dos serviço
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (15), a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gregório de Matos, situada no Pelourinho, em Salvador.
Com investimento de R$ 2,8 milhões entre obras físicas, equipamentos e manutenção dos serviços, a unidade teve a capacidade ampliada em 68%, permitindo o atendimento de cerca de 840 pacientes por mês. As intervenções visam também proporcionar mais conforto aos funcionários e pacientes.
No local, a população do Distrito de Saúde do Centro Histórico de Salvador terá acesso a acolhimento inicial, atendimento individual, atendimento em grupo, atendimento para familiar, atendimento domiciliar, atendimento à crise, além de ações de reabilitação psicossocial, práticas corporais, matriciamento e ações de reabilitação psicossocial.
A unidade é especializada no acompanhamento de pessoas que enfrentam problemas decorrentes do uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas, assim como aqueles com comorbidades psíquicas associadas, incluindo adultos, adolescentes e crianças de ambos os sexos. O serviço prioriza o atendimento a gestantes, crianças, adolescentes e idosos que fazem uso prejudicial de drogas.
A equipe do Caps é composta por 29 profissionais, entre agentes sociais, psicólogos, educadores, enfermeiros, profissionais de educação física, diretores de serviços de saúde, analista de informação em saúde, médicos clínico e psiquiatra, técnico de enfermagem e assistente social. O horário de funcionamento da unidade é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.