Única sala de cinema pública do estado estava fechada para passar por obras de requalificação
Após uma obra de requalificação estrutural, que custou cerca de R$ 330 mil aos cofres públicos, a Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Funceb/SecultBA), vai reabrir a Sala de Cinema Walter da Silveira, localizada nos Barris, em Salvador. O evento de lançamento será para convidados, nesta quarta-feira, 11, a partir das 19h, quando será exibido o filme “O Amor Dentro da Câmera”, dirigido por Lara Beck e Jamile Fortunatto.
O público poderá usufruir da programação de exibições gratuitas na Sala a partir do dia 18 de janeiro quarta-feira), quando será disponibilizada no site da Funceb. Neste dia será exibido, às 15h, o longa Metragem “Ilha”, de Ary Rosa e Glenda Nicácio e a pré-estreia do filme “Regra 34”, de Júlia Murat, às 19h30, que entrará no circuito comercial após esta data. Toda programação estará disponível no site da Funceb www.fundacaocultural.ba.gov.br.
A Sala Walter, como é conhecida, é a única sala de cinema pública do estado da Bahia, localizada no subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Ela tem a missão de promover de forma gratuita o acesso a conteúdos baianos, brasileiros e internacionais, com ênfase na filmografia latino-americana, através de sessões diárias (estreias e lançamentos), mostras especiais, atividades cineclubistas e retrospectivas históricas. Integra a Cinemateca da Bahia como espaço de exibição de obras restauradas, clássicos e produções históricas.
Historicamente, a Sala está inserida nas principais atividades desenvolvidas na área em âmbito regional, integrando o circuito de festivais, como a Jornada Internacional de Cinema da Bahia; o Panorama Internacional Coisa de Cinema; Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul; Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mohamed Bamba, entre outros.
Em média, a frequência de público anual do local gira em torno de 10 mil pessoas; oferecendo, a cada ano, cerca de 200 títulos diferentes, com filmes de curta, média e longa-metragem, das mais variadas procedências, temas e estilos.
Obra de requalificação
Os investimentos superaram os R$300 mil, e foram designados para ações de manutenção, como nova pintura e reconstrução das paredes em detrimento, regularização do piso, reconstrução dos banheiros, limpeza das salas, atualização de ferramentas de segurança e circuito elétrico, dentre outras necessidades.