Embasa justificou que bombas pararam de funcionar após queda de energia
Como o esperado, o Réveillon foi praias lotadas por toda a Bahia. Mas aqueles que estiveram na Gamboa e em Vera Cruz, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica, contaram com uma surpresa ruim. Isso porque faixas de areia das praias e até mesmo a água do mar ficaram tomadas por fezes. A denúncia chegou ao Portal A TARDE através de moradores da região.
De acordo com os relatos, desde o dia 30 de dezembro, as praias estavam com fezes. Eles apontaram a culpa para a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) que estaria poluindo a região.
A Embasa confirmou o problema ao Portal A TARDE. Segundo a empresa, quedas de tensão no fornecimento de energia pela Coelba pararam as bombas da estação elevatória da Gamboa, em Mar Grande. As quedas teriam acontecido nos dias 29 de dezembro, 1º e 2 de janeiro. Com isso, o circuito que põe as bombas para funcionar teriam travado.
A empresa também pontuou que após a detecção do extravasamento, as bombas foram acionadas manualmente e o problema foi resolvido. A Embasa não se pronunciou sobre possíveis danos à natureza causada pela falha.
Além disso, segundo a Embasa, as queda de energia não seriam problema se os geradores comprados pela empresa em 2020 fossem instalados. Com eles, as bombas das elevatórias não iriam parar de funcionar. A companhia culpou “os entraves colocados pela Associação Amigos de Mar Grande em relação à locação das construções de alvenaria necessárias para abrigar os geradores”.
O Portal A TARDE não conseguiu entrar em contato com a Associação Amigos de Mar Grande.