Já a Ufba informou retomada normal das atividades
As escolas da rede municipal que ficam no Alto das Pombas, Calabar e entorno não terão aula pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (5), por conta dos casos de violência na região. Já a Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou comunicado ainda ontem garantindo a retomada das aulas.
Segundo a Secretaria Municipal da Educação (Smed), as escolas municipais Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima, Casa da Amizade, Professor Antônio Carlos Onofre e os Centros Municipais de Educação Infantil Tertuliano de Góis e Calabar continuam com as atividades suspensas. Ao todo, 1.042 estudantes estão sem aula.
A rede estadual não teve suspensão de aulas, mas a frequência foi baixa, segundo a secretaria estadual.
A Ufba, que ontem suspendeu atividades em alguns campi, diz em nota que monitora “cuidadosamente” a situação e optou pela retomada. “Consideramos que existem condições para manter as aulas e demais atividades administrativas da Ufba amanhã, dia 5 de setembro. Havendo necessidade, a universidade tomará as medidas necessárias e informará à comunidade”, diz o comunicado.
Apesar do informe da Ufba, alguns diretórios de estudantes, como o de Direito, decidiram convocar os alunos a não comparecer às aulas. “Se a direção não suspendeu, nós suspenderemos. Conseguimos mais de 350 assinaturas de alunos da Faculdade de Direito da Ufba e obtivemos quase 3 vezes o quórum de assembleia pela susepnsão das aulas pela onde de violência nos bairros circumvizinhos da faculdade. Não haverá aula na Faculdade de Direito da Ufba por determinação dos estudantes”.
Tiroteios têm assustado moradores do Alto das Pombas, em Salvador, desde a sexta-feira (2). Na madrugada desta segunda (4), novos episódios foram registrados. Cinco suspeitos foram mortos durante um confronto com policiais militares da Rondesp Atlântico na região do Alto das Pombas, em Salvador, na tarde desta segunda-feira (04).