Além dos ex-governadores, a homenagem será disposta a ministra, entidades religiosas e figuras públicas que compõem a história do estado
O Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, celebrado no próximo domingo (2), será marcado por condecorações as figuras públicas e políticas que compõem a história do estado. Na ação instituída pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), determinada através do Diário Oficial do Estado (DOE), nomes como o da atual ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de ex-governadores se tornarão Comendadores da Medalha 2 de Julho – Libertadores da Bahia.
Dentre os nomes escolhidos para serem homenageados: a ministra da Cultura Margareth Menezes; o senador e ex-governador Otto Alencar (PSD); os ex-governadores César Borges; Paulo Souto; João Carneiro; a presidente da Federação Nacional das Trabalhadores Domésticas, Creuza Maria; a primeira cientista brasileira e baiana que mapeou o genoma da Covid-19, Jaqueline Goés; a primeira mulher vacinada na Bahia, Maria Angélica; ao músico Mateus Aleuila; a Associação Bembé do Mercado, considerado o maior candomblé de rua; a Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e demais entidades religiosas.
A homenagem está disposta em decreto simples, publicada no DOE da última quarta-feira (28). A medida deve-se a Lei nº 11.902, de 20 de abril de 2010, regulamentada pelo Decreto nº 12.964, de 21 de junho de 2011, sancionada no governo de Jaques Wagner (PT).