Presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, destaca a importância da participação dos profissionais na ação
Nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), está lançando o Dia D da enfermagem na doação de sangue na Bahia. A ação vai acontecer no dia 27 de junho e busca estimular que os profissionais da categoria doem sangue nos postos de coleta da Hemoba.
“A enfermagem cumpre um papel fundamental em todo o processo da doação de sangue, sendo responsável por todo o cuidado e assistência prestados aos doadores, desde o acolhimento inicial, onde realizam a triagem, até a coleta do sangue. Agora nós estamos buscando mobilizar os profissionais da categoria para que possamos participar da campanha do junho vermelho como doadores sangue, chamando a atenção da sociedade para a importância deste gesto solidário e generoso”, destaca a presidente do Coren-BA, Giszele Paixão.
Os profissionais que desejarem participar voluntariamente da ação do Dia D devem informar o código 0261 no momento da doação. Não é necessário agendamento prévio. Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, de acordo com a demanda espontânea de voluntários.
Em Salvador, as unidades de coleta da Hemoba ficam localizadas no Hemocentro Coordenador (Complexo HGE), Hospital Ana Nery, Hospital Santo Antônio, Hospital Geral Roberto Santos e Hospital do Subúrbio.
No interior, as doações podem ser realizadas em Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. O horário de atendimento dessas unidades pode ser conferido no site da Hemoba: http://www.hemoba.ba.gov.br/hemorrede.
Critérios para doação – O candidato deve estar bem alimentado e em boas condições de saúde, sem sintomas virais; pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Os homens podem doar sangue até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.