A indefinição de políticos do Partido Progressista na Bahia sobre para que lado ir após o rompimento do governador Rui Costa (PT) e do vice-governador João Leão (PP) ganhou mais um capítulo. Na noite desta segunda-feira, 18, o deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP) foi visto na solenidade que entregou ao pré-candidato do PT ao Palácio de Ondina nas eleições deste ano, Jerônimo Rodrigues, o título de cidadão do município de Antônio Cardoso.
Durante o evento, o deputado federal aparece em foto nas redes sociais ao lado do prefeito de Tanquinho, Zé Luiz Reis (PT), e de Jerônimo fazendo o gesto com as mãos que os apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da pré-candidatura petista no Estado têm feito para simular o “L” de Lula e o “J” de Jerônimo.
Rompimento
O presidente estadual da sigla de Negromonte Jr., o vice-governador João Leão levou a base da sua legenda a apoiar a pré-candidatura de ACM Neto ao governo estadual. Isso aconteceu após Leão considerar que foi traído pelos petistas na Bahia com a permanência de Rui no governo do Estado e a desistência do senador Jaques Wagner (PT) de concorrer ao Palácio de Ondina no pleito deste ano.
A expectativa do cacique do PP baiano era de que Rui saísse da Governadoria para se pré-candidatar ao Senado e, com isso, Leão assumiria o governo do Estado interinamente até o fim de 2022.
Com o rompimento, alguns pepistas chegaram a mudar de partido para seguir na base do governo e outros, mesmo seguindo no partido, seguem apoiando Rui Costa e a candidatura de Jerônimo Rodrigues.