A informação está presente na 15ª edição do “Ranking do Saneamento”, com foco nos 100 maiores municípios do Brasil
A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, tem o melhor sistema de saneamento básico do estado e o segundo melhor do Nordeste, atrás apenas de Campina Grande, na Paraíba. A informação está presente na 15ª edição do “Ranking do Saneamento”, com foco nos 100 maiores municípios do Brasil.
Além da “Suíça Baiana”, que ocupa a 18ª posição geral, Salvador também aparece no relatório, na 40ª colocação (subiu uma posição) e como a 9ª capital brasileira com melhor saneamento, à frente de Vitória (41ª), Belo Horizonte (47ª), Porto Alegre (49ª), Florianópolis (59ª), Aracaju (66ª), Fortaleza (77ª), Recife (78ª) Teresina (80ª), Manaus (83ª), entre outras.
O relatório – feito pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados – analisa os indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades. Desde 2009, o Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país.
Dos 20 melhores municípios do Ranking de 2023, oito são do estado de São Paulo (sendo metade deles atendidos pela Sabesp), seis do Paraná (sendo todos atendidos pela Sanepar), um de Minas Gerais, um do Rio de Janeiro, um do Tocantins, um da Paraíba, um da Bahia, e Brasília, no Distrito Federal. Além disso, esta edição conta com uma surpresa positiva: pela primeira vez na história do Ranking do Saneamento, um município obteve nota máxima em todas as dimensões analisadas. Trata-se de São José do Rio Preto (SP).
“Nesta edição do Ranking, é observado que além da necessidade de os municípios alcançarem o acesso pleno do acesso à água potável e atendimento de coleta de esgoto, o tratamento dos esgotos é o indicador que está mais distante da universalização nas cidades, mostrando-se o principal gargalo a ser superado”, ressalta Luana Pretto, Presidente Executiva do Trata Brasil.