Estratégia reforça atividades de controle e prevenção a surtos de dengue, zika e chikungunya
Os espaços que fazem parte do tradicional circuito do Carnaval de Salvador começam a receber ações de pulverização de inseticida, com utilização de UBV pesado (fumacê), a partir desta segunda-feira, 6.
A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pelo Governo da Bahia, vai percorrer os principais circuitos da folia, em quatro ciclos de aplicação: dois antes e dois depois do período momesco.
A primeira etapa da ação vai contemplar os bairros de Itapuã, Campo Grande, Praça da Sé, Barra, Ondina, Avenida Sete de Setembro, Carlos Gomes, Centro Histórico, Liberdade e Nordeste de Amaralina.
Segundo a pasta, a estratégia reforça as atividades de controle vetorial e prevenção de surtos epidêmicos de doenças provocadas pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“A pulverização do inseticida é um importante recurso de combate ao mosquito da dengue, porém o principal aliado dessa luta continua sendo a população, evitando acúmulo de água em recipientes, reservatórios e outros possíveis criadouros do mosquito”, ressaltou a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Isolina Miguez.