Centro já visitou cerca de 3 mil imóveis, 6 mil depósitos e eliminou mais de mil criadouros
O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já visitou cerca de 3 mil imóveis, inspecionou 6 mil depósitos e eliminou mais de mil criadouros de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela urbana na capital este ano.
A mobilização segue sua atuação no bairro de Itapuã, já tendo passado por Tubarão, Periperi, Massaranduba, Vila Ruy Barbosa, Mussurunga, Cajazeiras IV e Fazenda Grande IV.
Com a Operação Verão Sem Mosquito, o CCZ tem focado na prevenção da propagação de mosquitos neste período de elevação de circulação de pessoas devido às férias e às diversas festas. O verão faz a quantidade de mosquitos aumentar porque as chuvas passageiras geram o acúmulo de água nos imóveis.
Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, diz que a inspeção dos imóveis é realizada durante todos os meses do ano no ciclo de visita domiciliar. “Nós intensificamos este trabalho durante o verão. A importância é garantir um ambiente livre de criadouros. Queremos impedir a proliferação dos mosquitos”, explica.
Durante as ações, os agentes realizam a visita nas casas para a inspeção, identificação e eliminação de focos do mosquito, fazendo o bloqueio especial com a aplicação de inseticidas.
Morador de Itapuã, José dos Anjos explica que os agentes já haviam visitado sua casa e analisado os possíveis focos de mosquito e, ontem, foram resolver a situação. “A visita dos agentes é importante demais para o combate do mosquito e possíveis pesquisas relacionadas à área. Isso gera proteção ao bairro”, conta.
O site da SMS ressalta que, para evitar a proliferação do mosquito, alguns cuidados devem ser seguidos: tampar os tonéis e caixas d’água; manter as calhas limpas; deixar garrafas viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais e retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. “A grande dica é tampar devidamente qualquer coisa que pode acumular água, ou, se possível, descartar este objeto”.