A prefeitura de Salvador lançou a programação oficial do Carnaval nesta terça-feira (7). O evento acontece no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, com a presença do prefeito Bruno Reis, autoridades municipais e de artistas como Carlinhos Brown e Xanddy. Ao todo, serão mais de mil atrações gratuitas na festa, sendo 600 nos circuitos e 400 nos palcos e bairros, o maior número da história, de acordo com Bruno.
O prefeito já tinha antecipado que Ivete Sangalo fará a abertura do Carnaval de Salvador no dia 16 de fevereiro (quinta-feira), no Farol da Barra, às 15h30. O Fuzuê, no sábado (11), terá 42 atrações. No domingo, é a vez do Furdunço, com BaianaSystem e Escandurras, e Léo Santana irá capitanear o Pipoco, na terça-feira (14).
“Vamos fazer um Carnaval com muita alegria, o Carnaval da felicidade”, afirmou o prefeito, que prometeu realizar a maior folia da história.
Além dos sete circuitos oficiais (Dodô, Osmar, Batatinha, Orlando Tapajós, Sérgio Bezerra, Mestre Bimba e Riachão), a festa vai acontecer também em dez bairros e nas três ilhas e em palcos espalhados pela cidade, a exemplo do Brisas, que fará a folia na Barroquinha.
Bruno Reis disse ainda que a maioria das novidades esse ano está concentrada no Centro. “Tentar trazer principalmente a juventude de volta para esse circuito, oferecendo diversos produtos, para que possam circular pro Centro e acompanhar as mais diversas atrações, de diversos estilos musicais”, afirmou o prefeito. “É o Carnaval do Centro como nunca se viu”.
Ele destacou também o apoio da prefeitura aos blocos afro, lembrando da ação no ano passado que isentou tributos e a remissão de débitos destas instituições, permitindo que elas pudessem se habilitar em editais.
“São mais de 150 instituições que receberão o apoio direto da prefeitura. A partir destes dois pilares, de um lado o reposicionamento do Carnaval do Centro, do outro o fortalecimento do Carnaval Cultural, em especial com os blocos que refletem a nossa história, é que vamos fazer o Carnaval desse ano”, disse.
O presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, também destacou a importância do Centro nessa retomada da festa. “O Carnaval de Salvador vai se desenhando como uma grande festa da diversidade e da inclusao. Será um grande festival a céu aberto, com artistas dos mais variados gêneros, com destaque para a reativação do histórico circuito do Centro, com projetos inovadores que recriam a identidade deste território fundamental de nossa folia”, avaliou.
Atrações e datas
Donas do Som: 17/02 a 19/02
Axé Pelô: 18/02 21/02
Palco Brisa: 17/02 a 21/02 – Barroquinha
Varanda da Folia: Palco entre os camarotes oficiais na Praça Campo Grande
After Batekoo: 17/02 a 21/02 – Castro Alves das 00h às 03h todos os dias
(Maior plataforma de entretenimento, cultura e informação feita por uma juventude urbana, negra e do Brasil)
Atrações gratuitas no Campo Grande:
Léo Santana, Psirico, Xanddy, Igor Kannário e Gerônimo com o Buzanfan, Cláudia Leitte, Lincoln, Escandurras, Daniel Vieira, Tiago Aquinho, o Poeta, Ed City, Parangolé, O polêmico
Furdunço no Centro – 17/02
Palco Multicultural – 18/02 a 21/02
Coreto das Orquestras – 18/02 a 21/02
Arena do Samba – 18//02 a 21 Praça da Sé
Desfile das fantasias de luxo, LGBTQIA+ – 20/02 na Praça Municipal
Pôr do Sol – Encontro dos Trios ( Afrocidade com Baco + Carlinhos Brown com Attooxxa)
Pré-Carnaval
Fuzuê no sábado (11)
42 atrações na Barra
Furdunço no domingo (12)
53 atrações na Barra
Pipoco na terça (13)
Léo Santana
Abertura na Barra na quinta (16)
Com Ivete Sangalo abrindo para depois vir Saulo, Cláudia Leite, Léo Santana e Timbalada. São mais de 40 atrações
Palco do Rock em Piatã de 18/02 a 21/02
Beco das Cores e Torre Eletrônica
Carnaval em 10 bairros
Serviços
Também foi apresentada a estrutura municipal que vai ser implantada no Carnaval. Cada secretaria terá um efetivo específico para a festa.
Semob:
800 agentes
30 viaturas
7 bases
Ônibus
300 linhas
10.000 rodoviários
80 linhas 24h
3 corredores exclusivos (Dique, Centenário e Avenida Oceânica)
Pontos especiais:
Vale do Canela
Av. Garibali (Monumento Clériston Andrande)
Av. Centenário (Calabar)
Praça Cayrú (Elevador Lacerda)
Transporte alternativo:
7242 táxis em 17 pontos especiais
1200 moto táxi em 8 pontos especiais
Nove locais para embarque e desembarque de aplicativo
Transalvador:
997 profissionais
61 viaturas
111 barreiras de trânsitos
7 bases operacionais
25 motoviaturas
15 portais de acesso
420 banners de sinalização
20 faixas informativas
15 painéis luminosos