Multi-instrumentista baiano recebeu a homenagem em meio às comemorações pela independência
O cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown foi homenageado, na manhã desta terça-feira (13), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ao receber a Comenda 2 de Julho. A honraria, considerada a mais importante da Casa, foi concedida ao artista em meio às comemorações pelo bicentenário da independência do Brasil na Bahia.
A entrega da Comenda 2 de Julho a Brown foi uma indicação da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), em reconhecimento à importância do artista no rompimento de barreiras discriminatórias do mercado da música, além da abertura de caminhos para outros músicos, especialmente jovens negros das periferias de Salvador e outras cidades do país.
A cerimônia, ocorrida no plenário da Alba, foi aberta com uma apresentação da banda de percussiva da Pracatum, associação cultural criada por Carlinhos Brown em 1994, visando beneficiar, por meio da música, milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social na Bahia.
Além da Pracatum, também se apresentaram a Orquestra Afrosinfônica e o cantor Lazzo Matumbi, que cantou o hino nacional durante a cerimônia.
A ministra Margareth Menezes, que já interpretou diversas canções de Brown em sua carreira de cantora, se fez presente na homenagem, assim como o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues, e os secretários de Cultura do estado, Bruno Monteiro, e de Salvador, Pedro Tourinho.
Ao lado de Brown, estava sua família: a mãe, Dona Madalena, e os filhos, Chico Brown e Clara Buarque.
Carlinhos Brown iniciou a carreira musical em 1979, aos 17 anos de idade, como percussionista na banda de rock Mar Revolto. Depois, se juntou ao grupo Acordes Verdes em 1984, onde se destacou ao lado do histórico cantor Luiz Caldas.
Em 1989, se juntou à banda de Caetano Veloso, ganhando ainda mais destaque nacional. Ele ainda tocou percussão com Djavan, João Bosco e João Gilberto, antes de fundar em 1993 o grupo percussivo Timbalada, se firmando como uma estrela da música brasileira.
Com o sucesso da Timbalada, Brown lançou sua carreira solo como cantor em 1996. A partir daí, ganhou o mundo, fazendo sucesso em diversos países do mundo, como França e Espanha, onde é conhecido como Carlito Marrón.