Após três anos de interrupção, em função da pandemia de Covid-19, o ‘Bando Anunciador’ volta às ruas de Feira de Santana neste domingo, 09, em celebração à pluralidade cultural e irreverência dos feirenses. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, participará da caminhada, cuja concentração está marcada para as 6h da manhã, na sede do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte), na rua Conselheiro Franco, 66, Centro. A saída do primeiro bando (grupo de participantes) está prevista para 6h30.
Consagrada como uma das mais autênticas manifestações culturais e de protesto político-social da cidade, o desfile agrega diversas expressões artísticas e de reclames políticos e sociais. As pessoas se mobilizam em um chamamento divertido e descontraído para os festejos em homenagem à padroeira do município, Senhora Sant’Ana, realizados de 17 a 26 de julho. Este ano, o cortejo terá ações de educação em direitos humanos, promovidas pela SJDH, através da campanha ‘Respeito é nosso direito’. Serão distribuídos materiais educativos ao longo de todo o percurso, iniciado na sede do CUCA, entidade vinculada à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
De tão reconhecido e absorvido pela população, o cortejo foi incorporado ao calendário oficial de festas populares do município através do Projeto de Lei nº 018/2022, do vereador Sílvio Dias (PT). Na opinião da assessora da SJDH para o tema da Educação em Direitos Humanos, Urania Santa Barbara, a relevância da manifestação cultural para a cidade é incontestável. “O Bando Anunciador é uma festa popular organizada e promovida de forma coletiva e, por isso mesmo, com tanta representatividade para diferentes segmentos da sociedade, atrizes e atores importantes na manutenção de uma tradição já tão arraigada aos costumes de Feira de Santana”, afirmou.