Uma força-tarefa com profissionais de saúde será realizada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com o objetivo de agilizar o atendimento de pessoas que aguardam por uma cirurgia eletiva e, consequentemente, reduzir a fila de procedimentos. Voltado para moradores de Salvador, a triagem para o mutirão de cirurgias, numa primeira etapa, ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro, de 8h às 17h, no Conselho de Moradores de Castelo Branco, em Salvador, onde serão atendidas pessoas que já tenham indicação ou que precisem realizar cirurgia de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia total (remoção do útero) e colecistectomia (vesícula).
Na triagem, quem não apresentar exames recentes, terá acesso a ultrassom, ECG (Eletrocardiograma) e exames de laboratórios, além de consulta com cirurgião. Na ocasião é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS. Após passar por todo o processo, os pacientes sairão do atendimento com a cirurgia já agendada. Todos os procedimentos cirúrgicos serão realizados no hospital Metropolitano.
As próximas etapas de triagem do mutirão já têm data e locais definidos: nos dias 24, 25 e 26 de outubro, será realizado no Conselho de moradores de Cajazeiras, em frente à Fundação Bradesco, em Cajazeiras X. E nos dias 27, 28 e 29, na Quadra Poliesportiva do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Fazenda Grande do Retiro / San Martin.