A exposição das peças e das fotografias foi estendida até o dia 30 de junho
A gargantilha Flores, da artesã Debora Miscow, foi a peça premiada no concurso Preciosidade Baiana, promovido pelo Centro Gemológico da Bahia (CGB), órgão ligado à Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE). A vencedora do concurso participará do Milano Jewelry Week 2023, exposição que ocorre em outubro na Itália. A artista cadastrou um anel e um pingente na categoria joias artísticas e foi selecionada para expor no evento.
A gargantilha Flores, com aro em prata 950 e ponto de luz de ametista cor lavanda foi usada pela modelo Misma Coutinho durante ensaio fotográfico realizado no Centro Gemológico. A exposição das peças e fotografias, que ocorreu entre os dias 9 e 31 de maio, foi prorrogada por mais um mês e será estendida até o dia 30 de junho. Para quem não teve a oportunidade de ver a exposição, terá mais um mês para prestigiar os ex-alunos do CGB, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, na rua Gregório de Mattos 27, Pelourinho.
“Convido a todos para prestigiar essa belíssima iniciativa. O Centro Gemológico da Bahia, em parceria com o Senai, forma artesãos há quase 20 anos. Temos verdadeiros artistas formados pela casa que usam suas mãos e aplicam técnicas para fazer belíssimas joias, muitas delas com gemas baianas. Visitar a exposição e adquirir peças de artesãos da terra são formas de impulsionar a arte da joalheria e valorizar a beleza, a diversidade e a identidade baiana”, afirma Angelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico.
A vencedora do concurso, Débora Miscow, exerceu a pedagogia durante 25 anos. Ao se aposentar, despertou o interesse por uma nova área de atuação. “Cursei joalheira básica e avançada no CGB no ano de 2021 e sair ganhadora desse concurso aos 60 anos me fez abrir os olhos para novas possibilidades”, disse.
A contagem de votos ocorreu na quinta-feira (01). A votação ocorreu de forma híbrida, através de voto presencial em urna lacrada no CGB e pela avaliação da foto da peça postada no Instagram da instituição. Ao todo foram somados e computados 1.493 votos, sendo 454 da peça vencedora, com uma diferença de 108 votos a mais da peça que ficou em segundo lugar.
“Ganhei o concurso Preciosidade Baiana, que foi muito desafiador para mim, e agora me preparo para expor meu trabalho na Itália. Estou vivendo uma das melhores experiências da minha vida, onde me encontro realizada numa segunda profissão”, concluiu Débora.
Concurso
O concurso teve como tema casamento e foi direcionado exclusivamente para os ex-alunos do curso de joalheria e/ou lapidação do CGB. Para exaltar a beleza das peças produzidas, foi promovido um ensaio fotográfico com dez modelos.
“Quando recebi o convite para participar do concurso e soube que seriam joias produzidas na Bahia e por artistas baianos, não pensei duas vezes antes de me candidatar para fazer parte dessa história. Saber que a peça que usei foi escolhida, me deixou ainda mais feliz”, disse a modelo Misma Coutinho.
Todos os colares, pares de brincos e tiaras, incluindo a peça vencedora, estão à venda. Os interessados devem se direcionar ao centro ou entrar em contato pelo Instagram do CGB @centrogemologicoba.
“A realização desse concurso ressalta a importância de valorizarmos o micro e pequeno empreendedor e a riqueza da Bahia, que é o segundo maior produtor em diversidade mineral do Brasil”, disse a coordenadora de Mineração, Petróleo e Gás da SDE, Amanda Silva.
Para Mônica Correa, coordenadora do CGB, “o concurso representa a concretização do conhecimento obtido pelos ex-alunos dos cursos realizados no CGB, em parceria com o Senai, e é através de projetos como este que abrimos portas e damos reconhecimento aos artesãos baianos”.