quinta-feira, 12 de junho de 2025
  • Anuncie
  • Contato
  • Expediente
  • Home 4
No Result
View All Result
Política com Dendê
  • Home
  • Política com Dendê
  • Municípios em Destaque
  • TV Notícias com Dendê
  • Plantão de Notícias
  • Opinião
  • Confete e Cacete
  • Home
  • Política com Dendê
  • Municípios em Destaque
  • TV Notícias com Dendê
  • Plantão de Notícias
  • Opinião
  • Confete e Cacete
No Result
View All Result
Política com Dendê
No Result
View All Result
Home Política com Dendê

“A ciência e a inteligência caminham juntas”, diz Pastor Ubaldino

by Cleberson
novembro 25, 2021
in Política com Dendê
0 0
0
“A ciência e a inteligência caminham juntas”, diz Pastor Ubaldino
0
SHARES
7
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O governo precisa oferecer mais incentivos à plantação de milho, à criação de bovinos e à piscicultura das bacias do Tucano e doItapicuru, no Nordeste baiano. O recado é do deputado estadual Pastor Ubaldino (PSD), para quem a região “sempre foi muito desprezada”. Nesta entrevista, também transmitida pela TV Alba (canal aberto 12.2 e 16 na Net), ele também cita “um certo desgaste” na base de apoio do governo, destaca a importância dos ensinamentos evangélicos e garante: suas principais bandeiras são “a preservação da família e a saúde dos mais carentes”.

O senhor está em seu quarto mandato e é esse o seu projeto político, buscar sempre uma nova eleição ou tem outras pretensões?

OutrasNotícias

Feira: Pablo é anunciado como vice na chapa de José Ronaldo

PDT confirma convenção em Salvador no dia 25 de julho

Zé Ronaldo será interrogado em ação que apura desvio de R$ 26 milhões

O que me levou a ingressar na política foi ver o sofrimento de um cidadão pai de família sentenciado à morte, faltando três meses para morrer, sem condições de adquirir um leito para tomar soro no hospital de Olindina. Ali nasceu em mim o desejo de trabalhar em prol das pessoas mais carentes. Então, em 1982 fui eleito vereador de Olindina. Depois, assumi a presidência da Câmara até 1988, quando então recebi um chamado muito especial pra assumir o pastorado na igreja de Saúde, com jurisdição eclesiástica em Pindobaçu e Caldeirão Grande. Assumi o pastorado, comecei a gostar de ler a Bíblia, a ensinar aqueles que dependiam do meu potencial eclesiástico, e dali fui transferido para Porto Seguro, onde fui pastor por quase três anos. E quando o ministério da Igreja Assembleia de Deus foi escolher uma pessoa para os representar na Assembleia Legislativa, a sorte caiu sobre a pessoa de Carlos Ubaldino.

Quer dizer que o senhor concilia as duas funções?

Concilio. Também sou pregador da palavra de Deus. E tenho a aceitação dos meus companheiros pastores, que hoje são mais de dois mil. A ciência e a inteligência caminham juntas e a perseverança e a esperança também. Quando eu chego, sempre sou bem recebido com um microfone para fazer menção da palavra de Deus.

Como pastor evangélico, como avalia a proximidade com o poder público de determinadas igrejas, algumas verdadeiros impérios como a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo?

Isso é profundo, porque “toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redarguir e instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente inspirado para uma grande obra”. O bispo Edir Macedo foi inspirado para uma grande obra. Mas muitos, na realidade, deixam o poder ou o dinheiro subir [para a cabeça]. Porque o dinheiro é bom, compra a cama mas não compra o sono, compra a casa mas não compra o lar, compra a saúde mas não compra a vida. Então, quando nos dias de Israel qualquer governo deixava o poder subir para a cabeça, como [o rei] Nabucodonosor que bateu no peito e disse “não é esta a Babilônia que eu mesmo construí com a força do meu poder e para a glória da minha majestade?”, Deus tirou dele o instinto de homem e de ser humano e ele pastou sete anos no campo comendo relva com os animais.

No governo Bolsonaro, por exemplo, que tem como slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, é perceptível a influência religiosa que vai desde as pautas de comportamento ditadas pelo Palácio do Planalto até a indicação de cargos. O senhor concorda com esse tipo de influência?

Eu não concordo. De uma fonte não pode emanar água salgada e água doce [ao mesmo tempo]. Tem coisas do presidente Jair Bolsonaro que são louváveis, mas tem coisas que não.

O que, por exemplo?

[De louvável], a integridade e lealdade com o erário público. E o que não concordo é… Às vezes, a pessoa erra por não conhecer, erra por lapso – eu não queria falar esta palavra mas já falei – e erra por hábito. Tem coisas que ele fala que eu não concordo.

Por exemplo?

Eu me sinto à vontade para ficar calado para não me comprometer.

O senhor tem algum alinhamento político com o governo Bolsonaro?

Não, eu sou da base do senador Otto Alencar. Eu fui eleito a primeira vez pelo PSC, e depois o senador Otto Alencar me pediu pra gente fundar o PSD aqui na Bahia, onde temos hoje, graças ao trabalho dele, 109 prefeitos consagrados nas urnas de cada cidade.

Já que o senhor citou o senador Otto Alencar, há quem o defenda como um bom nome para a disputa pelo governo da Bahia em 2022. O senhor acredita nessa possibilidade?

No momento, eu o vejo realizando um grande trabalho no Senado Federal. Mas, por certo, a disputa pelo governo da Bahia vai ser acirrada.

Como avalia as articulações políticas da base de apoio do governador Rui Costa, da qual o senhor faz parte, neste ano pré-eleitoral? Alguns partidos caminham para desembarcar do governo?

Não se descarta essa possibilidade, porque observe: “debaixo dos céus há tempo para todas as coisas, tempo de ajuntar pedras e tempo de espalhar pedras”. A gente vê o governo já há 16 anos no poder e não resta dúvida que gera um certo desgaste. Mas o governo vem fazendo um bom trabalho.

Que partidos seriam mais propensos a deixar a base de apoio do governo?

Não tenho conhecimento, no momento, de possíveis partidos [que poderão deixar o governo], mas, por certo, haverá.

Deputado, quais são as principais bandeiras políticas que movimentam sua atuação na Assembleia Legislativa?

A minha principal bandeira política é preservar a família e a saúde dos mais carentes. Inclusive, tenho um projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa que obriga hospitais privados a dar os primeiros socorros a vítimas de acidente. Quem é acidentado muitas vezes é levado para o hospital mais próximo e o hospital diz que não pode receber, porque a vítima não tem plano de saúde ou cheque caução. É o mesmo que dizer: vai morrer mais na frente porque aqui nós não podemos receber. Então, o nosso projeto obriga o hospital privado a ter que dar os primeiros socorros, valorizando a vida acima do dinheiro.

Quando assumiu o atual mandato, no início deste ano, no lugar do deputado Jânio Natal, que deixou a Assembleia Legislativa para assumir a prefeitura de Porto Seguro, o senhor afirmou que sua atuação seria voltada para os interesses dos baianos e contra os projetos que ferissem os princípios cristãos. Já aconteceu de o senhor se posicionar contra algum projeto por esse motivo?

Já. Aqui nós confessamos e professamos a fé em Cristo Jesus e defendemos a família, porque Deus criou macho e fêmea, os instituiu em família e disse “crescei e multiplicai”. Não tenho nada contra a opção de qualquer cidadão, mas tenho que preservar a fé que eu professo. Então, a minha bandeira é preservando a família.

Mas como ficam os interesses da parcela da população que não se enquadra no conceito tradicional de família?

É um direito que o cidadão ou a cidadã tem hoje, mas “o manjar foi criado para o ventre e o ventre para o manjar”. Por isso Deus criou macho e fêmea. Hoje estamos vivendo um mundo que tem outras opções, mas não adotamos esta prática. Eu sou um homem temente a Deus e zeloso pela família. A família se cria com os ensinamentos de Deus. Inclusive, a Bíblia ensina à criança o caminho que deve andar. Moisés, depois de grande, não aceitou ser chamado filho da filha de faraó, porque ele conhecia o berço da família dos hebreus.

Quais são suas principais conquistas na Assembleia Legislativa?

Temos diversas conquistas. Demos mais de 100 [declarações de] utilidade pública, aprovamos um projeto de lei que possibilitou a Convenção Estadual das Assembleias de Deus a ser de utilidade pública. Tivemos a conquista do terreno do CECBA [Centro de Cultura Cristã da Bahia], que hoje é um grande templo, um dos melhores da Bahia, onde também temos uma creche para oferecer às nossas crianças o verdadeiro ensinamento, escolas e oficinas. E muitos outros projetos que temos protocolados.

O senhor que é natural de Cipó e também representa a região de Olindina, como avalia a atenção dada pelo governo a essas regiões?

Está precisando melhorar. A região da Bacia do Tucano e da BR 110 sempre foi muito desprezada. Hoje, quem sai pela BR 110 tem consciência de que chega a Paulo Afonso. Anteriormente, era mais difícil. Além das estradas que eram muito ruins, quem saía daqui não tinha esperança de chegar a Paulo Afonso. Hoje melhorou. O governo tem feito o possível para, pelo menos, preservar. É uma região que está dentro do semiárido e se tornou um verdadeiro Paraná pertinho da capital. São pessoas que batem 50 mil sacas de milho, mas ainda precisam do incentivo tanto do governo federal como do estadual, para que a Bacia do Tucano seja realmente um polo a nível mundial, não só nacional.

Quais são as principais demandas dessas regiões?

Fomentar a plantação de milho que hoje é o carro chefe, o feijão que foi desprezado, a piscicultura da Bacia do Rio Itapicuru e a criação de bovinos. É uma região quente. Você tira o boi do Baixo Sul e coloca no semiárido de Inhambupe, Olindina, Itapicuru, Paripiranga, Cícero Dantas, Ribeira do Pombal, e ele rende um arroba e meia por mês dentro do capim. Isso é fantástico.

E o que falta para desenvolver mais essas atividades?

Está faltando o governo voltar os olhos para a região, que é riquíssima. Eu tenho um amigo, Paulo da Manteiga, em Itapicuru, por exemplo, que no ano passado plantou pouquinho mas bateu 17 mil sacas de milho. Este ano chegou a 28 mil. Quer dizer, uma pessoa da roça que, se tiver incentivo do governo, faz da região um verdadeiro celeiro nacional. Você chega hoje num posto de Olindina ou Inhambupe e encontra 20, 30 carretas carregando milho.

Na eleição para o governo estadual em 2022 o senhor deve apoiar qual candidato?

Por enquanto, estamos com o nosso senador Otto Alencar, por fidelidade e consideração.

Mas então o senador Otto Alencar é pré-candidato?

Não descarta a possibilidade.

O senhor aposta nessa ficha?

Não, mas acho que o PT tinha que ser generoso [com o senador], porque duas vezes o senador foi generoso com o PT.

Mas caso os principais candidatos sejam, conforme cogita-se, o senador Jaques Wagner e o ex-prefeito ACM Neto, o senhor deve se alinhar com quem?

É coisa que a gente ainda vai refletir, mastigar, remoer, fazer como a verdadeira ovelha, para poder ter uma definição certa. Eu acho que tanto está de parabéns, se o povo abraçar, o senador Jaques Wagner, que já teve um trabalho prestado à Bahia, como também ACM Neto. Se tivesse um termômetro e pudesse colocar no coração dos dois, ia detectar boas intenções para com a Bahia.

Cleberson

Cleberson

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

83ª CIPM leva conhecimento e demonstração com cães para estudantes

83ª CIPM leva conhecimento e demonstração com cães para estudantes

3 anos ago
5
Além da reforma administrativa, Executivo envia mais quatro projetos à Assembleia

Além da reforma administrativa, Executivo envia mais quatro projetos à Assembleia

2 anos ago
3

Curta nossa Página

© Copyright 2021 Notícias com Dendê | Do jeito que o baiano gosta..

No Result
View All Result
  • Confete e Cacete
  • TV Notícias com Dendê
  • Plantão de Notícias
  • Municípios em Destaque

© Copyright 2021 Notícias com Dendê | Do jeito que o baiano gosta..

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies.
Aceitar
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR

Add New Playlist